Dica : Windows: como impedir que outro administrador acesse suas pastas privadas

Imagem

É um tanto difícil manter sua privacidade enquanto utiliza um computador compartilhado com outros membros da família. Há quem acredite que a criação de múltiplos usuários consiga fazer com que cada pessoa tenha um espaço privado no mesmo PC, mas isso não é verdade – especialmente se você os cadastrou com permissões de administrador.

O fato é que qualquer pessoa com tais privilégios pode facilmente entrar no diretório-raiz do sistema operacional, acessar a pasta “Usuários” e entrar com facilidade nos seus documentos teoricamente secretos. Quem tentar fazer isso vai ser simplesmente alertado por uma janela pop-up do Windows dizendo que é necessário ser um administrador para abrir aquele conteúdo; neste momento, basta clicar no botão “Continuar” e pronto. Sua privacidade foi invadida com sucesso.

Mas não se preocupe: há uma maneira simples (porém desconhecida) para proteger de maneira definitiva seus arquivos mais importantes e evitar o acesso por parte de familiares bisbilhoteiros. Os passos abaixo foram executados em um computador com Windows 7, mas sabe-se que ele também pode ser utilizado com o Windows 8 – não garantimos que eles possam ser seguidos nas edições Vista e XP do sistema operacional.

Privacidade absoluta

Devidamente logado com o seu usuário de administrador, clique com o botão direito na pasta que você deseja proteger e selecione a opção “Propriedades”. Na janela que se abre, visite a aba “Segurança” para visualizar as atuais configurações de segurança determinadas para aquele diretório. Iremos alterar as permissões de edição e visualização da pasta em questão; para isso, clique em “Editar”.

Neste novo pop-up, selecione na lista o usuário que será proibido de acessar seus documentos. Dentro do box “Permissões para [nome do usuário]”, marque as caixinhas da coluna da direita (“Negar”) para todas as opções disponíveis (“Controle total”, “Modificar”, “Ler & executar” etc.). Repita o processo com todas as contas contra as quais você está protegendo tal diretório.

A partir de agora, sempre que uma pessoa não-autorizada tentar acessar seus documentos privados através de uma conta bloqueada, ela será devidamente notificada pelo Windows de que não possui as permissões necessárias para entrar naquele diretório. O usuário pode espernear, forçar a entrada, tentar reverter as configurações de segurança… Mas não vai adiantar.

Uma dica interessante é usar esse método de proteção para privar o acesso ao diretório principal que hospeda todos os documentos e informações de sua própria conta de usuário. Para fazer isso, você precisa entrar no diretório C:\Users e encontrar a pasta referente ao seu perfil no Windows (ela estará junto com a pasta “Público”), seguindo os mesmos passos descritos anteriormente para editar suas permissões.

 
fonte e notícia : tecmundo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s