“Bafômetro a laser” pode detectar álcool remotamente em motoristas

Imagem

 
 

Mas esqueça a necessidade de um canudo individual e da obrigatoriedade de parar os motoristas para a realização dos exames. No futuro, os bafômetros vão ser muito mais poderosos e poderão ser utilizados remotamente. Isso significa que os motoristas nem serão obrigados a parar em blitzes para que os policiais realizem a primeira medição em busca de indícios da ingestão de álcool.

O funcionamento do dispositivo descrito no PopSci é relativamente simples. Pesquisadores conseguiram fazer com que lasers passem por carros e depois sejam refletidos por espelhos, voltando a receptores capazes de identificar pequenas quantidades de álcool que possam estar no veículo. Por enquanto isso ainda é bem precário e há grandes chances de haver enganos por parte dos dispositivos.

Os principais motivos para isso são a possível confusão entre álcool de bebidas com o exalado pela combustão nos motores. Mesmo assim, o dispositivo dos pesquisadores da Universidade Militar de Tecnologia da Varsóvia (Polônia) ainda pode ser evoluído e, no futuro, pode ser utilizado para identificar possíveis motoristas alcoolizados em uma espécie de triagem nas fiscalizações.

 
fonte e notícia : tecmundo
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s