Project Ara: três modelos de celulares modulares são revelados pela Google

Project Ara: três modelos de celulares modulares são revelados pela Google

Os mobiles “montáveis” de US$ 50 da Googlepoderão ser realidade já em 2015. O Project Ara, que pretende fazer com que smartphones e até mesmo tablets sejam rapidamente construídos, tem sido pauta de diversas discussões. Recentemente, inclusive, kits de desenvolvimento foram distribuídos a algumas fabricantes – tudo o que os desenvolvedores precisam para criar partes intercambiáveis entre os tais dispositivos está agora à disposição dos engenheiros.

“O sucesso de Ara se deve a um ecossistema rico, vibrante e diversificado de módulos que podem ser criados por uma miríade de desenvolvedores”, pode-se ler em um dos documentos que acompanha os kits. Encaixar peças, como colocar uma câmera no aparelho, alterar o tamanho de tela ou inserir um processador adequado às necessidades de cada usuário, é a principal proposta do projeto.

Project Ara: três modelos de celulares modulares são revelados pela Google

Esqueletos

A “versão Beta” de Aras conta com três esqueletos – estruturas estas que podem ser preenchidas com os mais diversos componentes eletrônicos. Chamados também de “colunas” ou de “coluna vertebral”, os painéis de base são atualmente produzidos exclusivamente pelaGoogle. Acontece que diretrizes gerais precisam ser definidas pela Gigante das buscas para o devido intercâmbio entre peças (saiba como os componentes serão conectados um ao outro por meio deste link).

Entre os detalhes de padrão definidos pela companhia, destaca-se o que diz respeito ao mecanismo fotográfico compatível com os esqueletos: a câmera poderá ser um pouco mais expressa que os demais componentes. Baterias, carregadores, displays, alto-falantes e até mesmo termovisores são outras das peças que poderão ser presas à carcaça dos aparelhos.

Project Ara: três modelos de celulares modulares são revelados pela Google

Mobiles construídos às custas de Project Ara rodarão, naturalmente, o sistema operacional Android. Importante dizer que mais detalhes quanto à iniciativa deverão ser mencionados pela Google durante conferência virtual logo na próxima semana. Não se pode falar ainda sobre datas de lançamento de Ara ao mercado, uma vez que as desenvolvedoras precisam ainda avaliar a viabilidade deste promissor e ousado projeto.

fonte e notícia : tecmundo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s