Alunos de escola do Rio criam sonar para cegos que facilita locomoção

Alunos de escola do Rio criam sonar para cegos que facilita locomoção

Você já deve ter notado que cegos caminham pelas ruas das cidades normalmente acompanhados ou com uma vareta de metal que permite a eles perceber com antecedência alguns obstáculos no terreno, como buracos e mudanças de nível. Mas e quando esses obstáculos estão suspensos, como placas, telefones públicos e outros?

Para resolver essa dificuldade, um aluno da Escola Técnica Rezende-Ramel, no Rio de Janeiro, idealizou um sonar que poderia avisar aos cegos sobre obstáculos que não estivessem no chão. Ele se chama Rosemberg Martins e executou o projeto com outros colegas da instituição.

Como você confere, o aparelho pode ser posicionado no braço de uma pessoa, por exemplo, e, através de um sonar portátil, o equipamento percebe a presença de obstáculos suspensos ou não. Galhos, placas de trânsito, automóveis, motocicletas e outros são percebidos pelo retorno do sinal ao aparelho e, para avisar ao usuário sobre obstáculo, o aparelho, nomeado Guide, vibra.

Esse dispositivo ainda é um protótipo, sendo inclusive construído com equipamentos de baixo custo e de fácil manutenção. Fora isso, na falta de uma tomada, o aparelho poderia ser carregado por energia solar.

O estudante acredita que seu aparelho pode facilitar a vida de deficientes visuais e, com isso, garantir inclusive alguns direitos a eles. “Todos nós temos o direito de ir e vir, e o Guide vai proporcionar isso de maneira mais segura”, afirmou Martins à assessoria da escola técnica.

Até o momento, não há informações sobre parcerias comerciais para uma possível produção em massa do aparelho.

fonte e notícia : tecmundo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s