Impostos estão aumentando o preço de ligações de celular no Brasil

Impostos estão aumentando o preço de ligações de celular no Brasil

 Nesta quarta-feira dia 13, a Sinditelebrasil — sindicato que representa as companhias que oferecem serviços de telefonia fixa e móvel no Brasil — participou de uma audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor e ofereceu uma explicação para as tarifas praticadas no caso de ligações feitas por celulares.

Quem ofereceu os dados da Sinditelebrasil foi o porta-voz da organização, Alexander Castro. Uma das afirmações feitas é a de que comparações internacionais não levam em consideração os preços reais das taxas, mas sim os valores promocionais. Por conta disso, a UIT (União Internacional de Telecomunicações) definiu que o Brasil conta com as tarifas de telefonia mais caras em todo o mundo.

Liderando o pódio. Infelizmente…

Ainda de acordo com o que foi explicado por Castro, um dos maiores motivos para que o preço de ligações seja alto é o grande volume de carga tributária que é posto em serviços deste gênero no Brasil — 30% de todo o valor cobrado, para ser mais exato, pondo o país como líder de toda a América Latina neste quesito.

Dessa maneira, o preço real da ligação (que caiu para R$ 0,15 desde 2008) não é refletido para o consumidor. Levando em consideração dados levantados em 2012, o preço médio da ligação brasileira entre aparelhos de uma mesma operadora é de mais ou menos R$ 1,65, superando 161 países analisados pela UIT na época.

fonte: tecmundo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s