Saiba se seu computador está superaquecendo

Saiba se seu computador está superaquecendo

Aviso: Antes de realizar esse procedimento certifique -se de faze-lo igual a instruções aqui ditas abaixo,caso vocês não tem confiança em realizar procurem um profissional. 

 O superaquecimento pode fazer sua máquina apagar assim, em um estalar de dedos. Mas como saber se a temperatura do seu computador está realmente alta? Se seus componentes ultrapassam os 55 ºC, fique atento: talvez esteja na hora de limpar ou até mesmo trocar seu cooler e dissipador.

Nota: placas de vídeo trabalham normalmente a temperaturas mais altas. É preciso então consultar as especificações técnicas de cada fabricante antes de estabelecer os 55 ºC como limite-padrão aos cartuchos gráficos.

E descobrir quanto calor está sendo gerado pelas peças da sua máquina é bastante fácil. Porém, antes de colocarmos de fato as mãos na massa, é preciso que saibamos se o hardware está sendo acometido realmente pelo superaquecimento.

Os sintomas de uma máquina quente demais

Avaliar a performance de seu computador de modo físico (isto é, de maneira a não se valer apenas dos valores informados por um ou outro software) é possível. Alguns sinais de alerta podem ser emitidos por sua máquina. Confira esta lista de sintomas característicos a componentes quentes demais e então decida-se: vale a pena deixar todo o hardware à mostra e limpá-lo de uma vez?

  • Sons incomuns

Os ventiladores que resfriam fontes de alimentação, placas e processadores são comuns à maioria dos computadores. Se você tem ouvido zumbidos ou barulhos que se parecem com um bipe musical, pode ser que algum cooler esteja com problema.

  • Clarão azul e desligamento automático

Ao atingir temperaturas muito elevadas, o sistema pode ser reiniciado automaticamente. Em alguns casos, pode ser que uma tela azul alerte você sobre o “modo de superaquecimento”. Seu computador reiniciou automaticamente e as peças estão de fato quentes?

  • Pasta térmica “vencida”

Algumas máquinas contam com uma pasta térmica entre dissipadores e processadores. Pode ser que seus coolers estejam funcionando adequadamente, mas o composto térmico existente entre as peças pode ter endurecido – o que é capaz de causar, dessa forma, o superaquecimento.

Saiba se seu computador está superaquecendo

Instale um “termômetro digital”

Nenhum dos sintomas anteriores foi constatado, mas ainda assim você está desconfiado de que seu hardware está realmente superaquecendo? Baixe um programa de forma gratuita e consulte todas as informações relacionadas ao seu PC ou notebook. Acompanhe esta breve descrição de Speccy e saiba a temperatura de cada uma das suas peças.

Passo 1 – Download e instalação

Ao clicar neste link, você será direcionado à descrição do software Speccy. Siga as instruções informadas  e deixe este programa rodar em sua máquina. Pronto? Parta então para o próximo passo desta rápida dica.Saiba se seu computador está superaquecendo

Passo 2 – Verifique as temperaturas

Com Speccy aberto, clique sobre o ícone “Sumário”. Espere até que todas as informações de sistema sejam coletadas pelo aplicativo e verifique então a temperatura de CPU, RAM, placa-mãe, gráficos e discos rígidos – conforme demonstrado pela imagem postada abaixo deste parágrafo.

Saiba se seu computador está superaquecendo

E se os valores ultrapassarem os 55 ºC? Nesse caso, pode ser conveniente aplicar algum método de manutenção em seu computador. Assista aos vídeos seguintes e aprenda a limpar seus coolers e seu dissipador. Saiba também como aplicar pasta térmica em seu computador e,neste link, descubra se já não é chegada a hora de trocar seu pequeno ventilador.

Atenção! Antes de abrir seu computador, certifique-se de consultar as condições de garantia estabelecidas pelo fabricante de sua máquina. Se a poeira for tirada de seu cooler sem a tomada desta precaução, pode ser que este direito seja invalidado.

Limpeza de cooler e de dissipador

Aplicação de pasta térmica

Poeira, falha nas ventoinhas e canais de ventilação obstruídos podem ser algumas das causas do superaquecimento. Lembre-se de consultar as condições de garantia determinadas pelo fabricante de sua máquina antes de remover qualquer componente, verifique a temperatura das peças por meio do software Speccy e dê um fôlego a mais ao seu computador.

fonte: tecmundo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s