Raio-X com Ubuntu?

Cientistas inventam mecanismo para “enxergar” através de paredes. Adivinha que sistema ele usa?

Para criar o novo mecanismo, a equipe utilizou 3 antenas acopladas a uma parede, com um metro de distância entre cada uma. Dessas antenas, duas serviam para transmitir ondas que refletiam os movimentos de uma pessoa andando na sala ao lado e uma as recebia. Essa antena receptora passava as informações para um computador, que processava os dados para localizar a pessoa.

Você deve estar pensando: “mas esse tipo de visão já existe com sistemas de rastreamento por wi-fi!”. Sim, é verdade. Mas, o impressionante do sistema criado pelo MIT é que ele é capaz de apontar a localização com uma margem de erro de apenas 10 centímetros – e isso traz mais precisão do que os métodos em que a pessoa segura um dispositivo transmissor na própria mão. “O que estamos fazendo aqui é gerar localização através de uma parede sem que a pessoa segure qualquer transmissor ou receptor. Estamos usando simplesmente reflexos do corpo humano”, explica o Ph.D Fadel Adlib.

Essa particularidade, porém, também tem um lado perigoso: qualquer um pode espionar outro ambiente, sem que as pessoas fiquem sabendo que estão sendo vigiadas. Por enquanto, não é preciso se preocupar. Os pesquisadores ainda precisam melhorar alguns pontos do sistema para que ele atinja seu potencial. Um dos desafios é fazer com que o mecanismo funcione com mais de uma pessoa ao mesmo tempo no ambiente. Além disso, as pessoas ainda aparecem representadas como pontos vermelhos na tela do computador. A ideia deles é mudar essa representação para silhuetas.

fonte: ubuntued.info

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s