Google divulga curta-metragem sobre seu laboratório de computação quântica

Google divulga curta-metragem sobre seu laboratório de computação quântica

Em maio de 2013, a Google lançou, em uma parceria com a empresa de computação quântica D-Wave e a NASA, o Quantum Artificial Intelligence Lab. O projeto visa explorar as capacidades da arquitetura de um computador quântico e os mistérios da exploração espacial. Agora, a empresa apresentará no Science Films Festival um curta-metragem que mostra exatamente o que está sendo feito no laboratório.

O vídeo, que você pode ver clicando aqui, mostra que a computação quântica pode ser responsável por um verdadeiro salto no que podermos criar e fazer nos próximos anos. A ideia dos pesquisadores é utilizar a tecnologia para otimizar e criar soluções em variáveis complexos e interligadas, fora das capacidades da computação convencional.

Esse tipo de avanço poderia ser o primeiro passo de um avanço tecnológico na medicina ou que ajudará a NASA a criar uma ideia mais completa do universo. “Nós não sabemos exatamente quais perguntas fazer ao computador. É exatamente isso que nós estamos tentando entender”, diz Eleanor Rieffel, cientista da NASA.

A primeira aplicação prática da tecnologia foi o Google Glass, em que engenheiros utilizaram chips quânticos para trabalhar com o detectador de piscadas do aparelho, que ajudam a diferenciar quando você piscou voluntariamente ou não. Com a ajuda dos chips quânticos, foi possível criar um algoritmo que o processador do Glass pudesse interpretar, funcionando conforme o planejado.

Para visitar o site do Quantum Artificial Intelligence Lab, clique aqui.

fonte: tecmundo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s